O computador quebrou, queria ter postado sobre o 42 Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba um pouco antes...Serão três posts para falar de 3 momentos do trabalho que fiz por lá.
Como forma de apresentação pedagógica do trabalho realizado lá no SAC 42 escrevi o texto abaixo o qual foi enviado aos organizadores e pessoas envolvidas no evento.
Rio e Curva do Rio
Em meu projeto proposto para o SAC42º manifestei minha vontade de realizar um trabalho que denominei por: objeto/pintura site specif no espaço expositivo da Pinacoteca Municipal de Piracicaba. Tratava-se de um projeto em que me deslocaria para a cidade de Piracicaba, recolheria materiais abandonados na própria cidade, e posteriormente montaria o trabalho tal como dito anteriormente.
Ao ser selecionado para o Salão, fui comunicado por telefone que deveria criar um trabalho para o lado exterior da mesma pinacoteca.
No dia 28 de outubro fui à Piracicaba com pouca ou nenhuma idéia do que iria me deparar naquela cidade. Obviamente, essa situação já era prevista e portanto, tratei de conhecer minimamente o entorno da Pinacoteca e da Rodoviária. Nesse mesmo trajeto, fui recolhendo materiais e observando a paisagem.
Ao chegar ao fim da Rua Morais Barros, rua onde fica a Pinacoteca, retirei a foto acima.
Nela observamos a tranquilidade das águas de um lado, em contraponto à pequena agitação do outro. Essa pequena agitação se dá pelo acúmulo natural de objetos da natureza (pedras, galhos, folhas) e possívelmente de objetos de uso domésticos (restos de móveis, papelões etc.) que ocorre nas curvas de rios.
Após recolher material suficiente nas caçambas e entulhos da cidade, comecei a manipulá-los na área externa da Pinacoteca, descobrindo o corrimão como possível suporte para uma intervenção.
Nesse momento, a ação de se realizar um trabalho artístico extrapola intenções racionalizadas a priori e apresenta-se como diálogo entre corpo e matéria. Existindo pela manipulação/ relação e deixando como “produto” um registro, resíduo, ou obra.
No meu caso em específico, enxerguei a dualidade existente num corrimão, que divide e determina um caminho, a possibilidade de se estabelecer um paralelo com minha observação do Rio.
Calha de escoamento de água proveniente do telhado da pinacoteca
Bruno Baptistelli(Beba)
novembro 2010